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O que Ă© tripwire e para que serve?

abril 13, 2024 | by John V. M.

funil-tripware
Funil Tripwire

Se vocĂȘ gosta do mundo do marketing digital ou se dedica a ele, com certeza o termo tripwire nĂŁo Ă© estranho para vocĂȘ.

Para nĂłs que estamos envolvidos neste setor, Ă© uma ferramenta frequentemente usada que trabalhamos em projetos prĂłprios ou de nossos clientes. Mas a verdade Ă© que Ă© um termo bastante desconhecido do grande pĂșblico, entĂŁo neste post vou explicar o que Ă© um tripwire e como vocĂȘ pode implementĂĄ-lo em sua estratĂ©gia de marketing digital.

O que Ă© um TripWire?

Um tripwire Ă© um produto de baixo custo que Ă© usado como produto de entrada em seu funil e permite converter seus leads ou prospects em clientes e para que o tripwire funcione, ele deve atender a quatro premissas:

  • 1ïžâƒŁ Ele deve resolver um problema ou necessidade.(Oculta ou Urgente)
  • 2ïžâƒŁ Deve ser um produto pago.
  • 3ïžâƒŁ Deve ter um preço muito baixo, tĂŁo baixo que seja irresistĂ­vel fazer a compra.
  • 4ïžâƒŁ Deve ser uma oferta por tempo muito limitado ou uma oferta Ășnica.

Para que serve um tripwire?

Como mencionei acima, um tripwire tem uma Ășnica função:

converter seus leads em clientes.

Ou seja, vencer essa barreira de compra e fazer uma pessoa deixar de ser apenas alguém que se inscreveu na sua lista para ser um cliente.

Isso porque estĂĄ comprovado que Ă© mais fĂĄcil vender para alguĂ©m que jĂĄ Ă© cliente do que conseguir um novo cliente, entĂŁo com essa tĂ©cnica vocĂȘ facilitarĂĄ vendas futuras para pessoas que jĂĄ adquiriram seu tripwire.

Claro que o tripwire, mesmo sendo um produto de baixĂ­ssimo custo, deve ter uma qualidade incrĂ­vel.

O objetivo Ă© que a pessoa que compre sinta que estĂĄ aproveitando uma oferta Ășnica. Ou seja, nĂŁo deve oferecer um produto de R$10,00, deve oferecer um produto de R$80,00 mas que podem comprar a R$10,00 como oferta exclusiva e limitada.

Tem que ser um produto de Necessidade Urgente ou Oculta

1ïžâƒŁ A caracterĂ­stica de um tripwire Ă© resolver um problema ou necessidade do seu cliente em potencial e fazer com que uma pessoa pague por algo, esse algo deve ser uma solução para um problema ou necessidade que essa pessoa tem. Seu tripwire e seu produto, deve se destacar dos demais, ter muita qualidade e propor uma solução tĂŁo clara que seu visitante nĂŁo tenha dĂșvidas de que precisa e tem que comprar.

Deve ser um produto pago

2ïžâƒŁ Como jĂĄ disse, o preço deve ser muito baixo e tem que ser uma oferta irresistĂ­vel porque seu objetivo Ă© quebrar a barreira da compra, mas aqui tem que acontecer uma transação econĂŽmica que converte a pessoa em cliente.

Deve ter um preço irresistivelmente baixo

3ïžâƒŁ Se vocĂȘ quer facilitar a eliminação dessa barreira de compra que eu estava falando ainda pouco, vocĂȘ tem que facilitar a compra sendo um produto de baixo custo. Um produto que nĂŁo causa muita “dor” no bolso do seu lead. Um produto de alto custo farĂĄ com que o lead pense mais sobre isso, nĂŁo Ă© fĂĄcil fazer uma despesa alta, porĂ©m se vocĂȘ fizer uma oferta irresistĂ­vel e nĂŁo dar tempo para ele pensar muito, as chances de fazer a venda aumentam consideravelmente.

Deve ser uma oferta Ășnica ou por tempo limitado

4ïžâƒŁ NĂŁo dĂȘ muito tempo para seu lead pensar sobre isso. VocĂȘ estĂĄ oferecendo um produto de alto valor a um custo baixo. A oferta tem que ser limitada, seja uma oferta Ășnica ou por um perĂ­odo de um ou dois dias, apĂłs o qual o produto passa a custar seu preço normal. Ou seja, ou vocĂȘ compra agora ou perde a oferta.

Por que o tripwire funciona?

O Tripwire é eficaz como técnica de vendas porque permite que seus leads experimentem seus produtos a um preço muito baixo. O objetivo de um tripwire não é ganhar dinheiro e não é obter benefícios econÎmicos.

Se seus custos operacionais permitem que vocĂȘ ganhe algum dinheiro, Ăłtimo, mas esse nĂŁo Ă© o ponto. O objetivo Ă© que a relação entre vocĂȘ e seu lead se torne uma relação de confiança quando este se tornar seu cliente.

VocĂȘ tambĂ©m farĂĄ com que a pessoa que fez a compra veja a qualidade que vocĂȘ oferece em seu produto ou serviço. Com um produto de baixo custo vocĂȘ conseguirĂĄ aumentar a credibilidade dessa pessoa no seu negĂłcio e com isso serĂĄ mais fĂĄcil para vocĂȘ.

Eu vou comprar de vocĂȘ novamente no futuro.

E finalmente, a confiança no seu negĂłcio tambĂ©m aumenta. Essa pessoa jĂĄ fez uma compra, jĂĄ realizou uma transação econĂŽmica com vocĂȘ e viu em primeira mĂŁo que os resultados foram satisfatĂłrios, entĂŁo, sem dĂșvida, vocĂȘ se tornou a primeira escolha para aquele produto ou serviço.

Qual a diferença entre Tripwire e Isca Digital?

Tenha cuidado, vocĂȘ nĂŁo deve confundir tripwire com isca digital.

Uma isca digital Ă© um recurso que vocĂȘ oferece gratuitamente aos visitantes do seu site para convertĂȘ-los em leads. VocĂȘ nunca paga por uma isca digital, ela deve ser gratuita em todos os casos ou estarĂ­amos falando de outra coisa.

A isca digital estaria um passo adiante no funil de conversĂŁo.

Pode ser um ebook, uma lista de verificação, um modelo
 qualquer coisa que possa ser do interesse de seus visitantes e que os motive a fornecer seu nome e e-mail e assim passar de visitante a assinante.

Uma sequĂȘncia muito comum que combina isca digital e tripwire, Ă© oferecer a isca digital e logo em seguida na pĂĄgina de agradecimento, oferecer o tripwire.

Dessa forma, vocĂȘ tenta converter em uma Ășnica etapa de visitante para lead e de lead para cliente.

Espero que esse artigo seja Ăștil e vocĂȘ possa implantar nos seus negocios, nos seus clientes ou na sua organização.

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Ate a prĂłxima!

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