

Se vocĂȘ gosta do mundo do marketing digital ou se dedica a ele, com certeza o termo tripwire nĂŁo Ă© estranho para vocĂȘ.
Para nĂłs que estamos envolvidos neste setor, Ă© uma ferramenta frequentemente usada que trabalhamos em projetos prĂłprios ou de nossos clientes. Mas a verdade Ă© que Ă© um termo bastante desconhecido do grande pĂșblico, entĂŁo neste post vou explicar o que Ă© um tripwire e como vocĂȘ pode implementĂĄ-lo em sua estratĂ©gia de marketing digital.
O que Ă© um TripWire?
Um tripwire Ă© um produto de baixo custo que Ă© usado como produto de entrada em seu funil e permite converter seus leads ou prospects em clientes e para que o tripwire funcione, ele deve atender a quatro premissas:
- 1ïžâŁ Ele deve resolver um problema ou necessidade.(Oculta ou Urgente)
- 2ïžâŁ Deve ser um produto pago.
- 3ïžâŁ Deve ter um preço muito baixo, tĂŁo baixo que seja irresistĂvel fazer a compra.
- 4ïžâŁ Deve ser uma oferta por tempo muito limitado ou uma oferta Ășnica.
Para que serve um tripwire?
Como mencionei acima, um tripwire tem uma Ășnica função:
converter seus leads em clientes.
Ou seja, vencer essa barreira de compra e fazer uma pessoa deixar de ser apenas alguém que se inscreveu na sua lista para ser um cliente.
Isso porque estĂĄ comprovado que Ă© mais fĂĄcil vender para alguĂ©m que jĂĄ Ă© cliente do que conseguir um novo cliente, entĂŁo com essa tĂ©cnica vocĂȘ facilitarĂĄ vendas futuras para pessoas que jĂĄ adquiriram seu tripwire.
Claro que o tripwire, mesmo sendo um produto de baixĂssimo custo, deve ter uma qualidade incrĂvel.
O objetivo Ă© que a pessoa que compre sinta que estĂĄ aproveitando uma oferta Ășnica. Ou seja, nĂŁo deve oferecer um produto de R$10,00, deve oferecer um produto de R$80,00 mas que podem comprar a R$10,00 como oferta exclusiva e limitada.
Tem que ser um produto de Necessidade Urgente ou Oculta
1ïžâŁ A caracterĂstica de um tripwire Ă© resolver um problema ou necessidade do seu cliente em potencial e fazer com que uma pessoa pague por algo, esse algo deve ser uma solução para um problema ou necessidade que essa pessoa tem. Seu tripwire e seu produto, deve se destacar dos demais, ter muita qualidade e propor uma solução tĂŁo clara que seu visitante nĂŁo tenha dĂșvidas de que precisa e tem que comprar.
Deve ser um produto pago
2ïžâŁ Como jĂĄ disse, o preço deve ser muito baixo e tem que ser uma oferta irresistĂvel porque seu objetivo Ă© quebrar a barreira da compra, mas aqui tem que acontecer uma transação econĂŽmica que converte a pessoa em cliente.
Deve ter um preço irresistivelmente baixo
3ïžâŁ Se vocĂȘ quer facilitar a eliminação dessa barreira de compra que eu estava falando ainda pouco, vocĂȘ tem que facilitar a compra sendo um produto de baixo custo. Um produto que nĂŁo causa muita âdorâ no bolso do seu lead. Um produto de alto custo farĂĄ com que o lead pense mais sobre isso, nĂŁo Ă© fĂĄcil fazer uma despesa alta, porĂ©m se vocĂȘ fizer uma oferta irresistĂvel e nĂŁo dar tempo para ele pensar muito, as chances de fazer a venda aumentam consideravelmente.
Deve ser uma oferta Ășnica ou por tempo limitado
4ïžâŁ NĂŁo dĂȘ muito tempo para seu lead pensar sobre isso. VocĂȘ estĂĄ oferecendo um produto de alto valor a um custo baixo. A oferta tem que ser limitada, seja uma oferta Ășnica ou por um perĂodo de um ou dois dias, apĂłs o qual o produto passa a custar seu preço normal. Ou seja, ou vocĂȘ compra agora ou perde a oferta.
Por que o tripwire funciona?
O Tripwire Ă© eficaz como tĂ©cnica de vendas porque permite que seus leads experimentem seus produtos a um preço muito baixo. O objetivo de um tripwire nĂŁo Ă© ganhar dinheiro e nĂŁo Ă© obter benefĂcios econĂŽmicos.
Se seus custos operacionais permitem que vocĂȘ ganhe algum dinheiro, Ăłtimo, mas esse nĂŁo Ă© o ponto. O objetivo Ă© que a relação entre vocĂȘ e seu lead se torne uma relação de confiança quando este se tornar seu cliente.
VocĂȘ tambĂ©m farĂĄ com que a pessoa que fez a compra veja a qualidade que vocĂȘ oferece em seu produto ou serviço. Com um produto de baixo custo vocĂȘ conseguirĂĄ aumentar a credibilidade dessa pessoa no seu negĂłcio e com isso serĂĄ mais fĂĄcil para vocĂȘ.
Eu vou comprar de vocĂȘ novamente no futuro.
E finalmente, a confiança no seu negĂłcio tambĂ©m aumenta. Essa pessoa jĂĄ fez uma compra, jĂĄ realizou uma transação econĂŽmica com vocĂȘ e viu em primeira mĂŁo que os resultados foram satisfatĂłrios, entĂŁo, sem dĂșvida, vocĂȘ se tornou a primeira escolha para aquele produto ou serviço.
Qual a diferença entre Tripwire e Isca Digital?
Tenha cuidado, vocĂȘ nĂŁo deve confundir tripwire com isca digital.
Uma isca digital Ă© um recurso que vocĂȘ oferece gratuitamente aos visitantes do seu site para convertĂȘ-los em leads. VocĂȘ nunca paga por uma isca digital, ela deve ser gratuita em todos os casos ou estarĂamos falando de outra coisa.
A isca digital estaria um passo adiante no funil de conversĂŁo.
Pode ser um ebook, uma lista de verificação, um modelo⊠qualquer coisa que possa ser do interesse de seus visitantes e que os motive a fornecer seu nome e e-mail e assim passar de visitante a assinante.
Uma sequĂȘncia muito comum que combina isca digital e tripwire, Ă© oferecer a isca digital e logo em seguida na pĂĄgina de agradecimento, oferecer o tripwire.
Dessa forma, vocĂȘ tenta converter em uma Ășnica etapa de visitante para lead e de lead para cliente.

Espero que esse artigo seja Ăștil e vocĂȘ possa implantar nos seus negocios, nos seus clientes ou na sua organização.
Se curtiu, aproveita e compartilha pra esse artigo alcançar mais pessoas e me segue no Linkedin também. https://www.linkedin.com/in/johnmattos/
Ate a prĂłxima!
RELATED POSTS
View all